1928
Nascida em 5 de junho de 1907, na cidade de São Paulo, Bianca Bianchi veio muito jovem ao Paraná.
Filha de uma pintora e de um industrial, ambos imigrantes italianos, ingressou no Conservatório de Música do Paraná - criado pelo maestro Léo Kessler - a pedido de Ludwig Sayer, seu professor.
Ao longo dos anos, dedicou-se à música, tocando violino, até que, em 1928, viajou para Roma, na Itália, para estudar no Conservatório de Música Santa Cecília, com bolsa de estudos do governo paranaense.
Ao retornar ao Paraná, em 1932, criou o Trio Paranaense, junto das musicistas Renée Devrainne Frank, pianista, e Charlotte Frank, violoncelista. A partir desse momento, realizou inúmeros recitais, concertos e viagens.
Em 1948, integrou o grupo de professores que fundou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, instituição na qual atuou como professora até sua aposentadoria, em 1977.
Mesmo após a aposentadoria, continuou lecionando violino por meio de aulas particulares e implementando o método Suzuki.
Em 2002, aos 95 anos, faleceu em Curitiba. Por não ter herdeiros, deixou como pedido a criação de uma fundação com seu nome, o que foi realizado anos mais tarde.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Fundação Bianca Bianchi
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.