1913
Localizado no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, o Palacete Wolf foi construído em 1880 por Fredolin Wolf, filho de Joseph e Thereze Wolf, imigrantes austríacos que chegaram ao Brasil entre 1856 e 1862.
A família era proprietária de diversos imóveis e lotes de terra, incluindo uma grande chácara na região do Barigui, onde desenvolvia atividades de agricultura e pecuária. Na mesma propriedade, mantinha outros negócios, como uma olaria, serraria e moinhos.
A condição financeira dos Wolf possibilitou a compra de um terreno no Largo do Rosário. Inicialmente, no local, foi construída uma casa que, em 1877, abrigou uma Loja Maçônica. Pouco tempo depois, a casa deu lugar ao Palacete, uma construção com características da arquitetura germânica.
Ao que tudo indica, a intenção da família nunca foi utilizar o espaço como residência, mas sim para reuniões sociais e aluguel. Por esse motivo, ao longo dos anos, o Palacete Wolf teve diferentes usos: foi sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Curitiba, quartel-general, ateliê, livraria e escola.
Tombado como patrimônio cultural do Paraná em 1981, atualmente abriga a sede da Secretaria Municipal de Turismo.
Nesta fotografia de 1913, o Palacete era sede da Câmara Municipal e da Prefeitura de Curitiba, antes da transferência para o Palacete Zacharias.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistória / Câmara de Curitiba / Curitiba antigamente e região / Patrick François Jarwoski
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.