1901
Nascido em 7 de novembro de 1855, em Friedland, Prússia Oriental (atualmente Pravdinsk, Rússia), Florian Essenfelder aprendeu a fabricar pianos em Berlim, na fábrica C. Bechstein.
Em 1889, acompanhado de sua esposa, Maria Jacomowski, e de seus dois filhos, mudou-se para a América do Sul, estabelecendo-se inicialmente em Buenos Aires, com o objetivo de construir pianos sob seu próprio nome e marca.
Na capital argentina, em menos de dez anos, já recebia prêmios em reconhecimento à qualidade de seus instrumentos. Esse retrato, de 1901, é um registro desse momento.
Em 1904, após o falecimento de sua esposa, decidiu mudar-se para o Brasil, fixando-se primeiro em Pelotas, no Rio Grande do Sul, mas ao conhecer a qualidade das madeiras disponíveis na região de Curitiba, transferiu-se para a capital paranaense.
Junto de seus filhos Floriano Helmuth e Frederico, e com a participação de Bertholdo Hauer, fundou, em 15 de março de 1911, a Fábrica de Pianos Essenfelder.
Florian Essenfelder faleceu em 19 de janeiro de 1929, em Curitiba. Seus filhos mantiveram a fábrica em funcionamento até 1997, quando as atividades foram encerradas.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Esther Essenfelder Cunha Mello / Essenfelder
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.