1950


Nesta fotografia da década de 1950, registrada por Armin Henkel, observamos parte da praça Tiradentes, com vista para as ruas Cândido Lopes e Cândido de Leão.
Ao centro da imagem, destaca-se o recém-inaugurado edifício da Biblioteca Pública do Paraná. À esquerda, identifica-se parte do edifício Eduardo VII e, à direita, o edifício Tiradentes. Todas essas edificações ainda existem atualmente, conforme pode ser observado na imagem comparativa.
Considerada o marco zero de Curitiba, a praça Tiradentes tem origem no século XVII, quando a região abrigava o pelourinho da então Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Já no século XVIII, com a construção da antiga Igreja Matriz da cidade, realizada entre 1714 e 1720, o espaço passou a ser conhecido como Largo da Matriz.
Em 1880, por ocasião da visita de Dom Pedro II ao Paraná, o largo teve seu nome alterado em homenagem ao imperador, passando a se chamar Largo Dom Pedro II. Essa denominação, no entanto, teve curta duração, pois em 1889, com a Proclamação da República, o local passou a ser oficialmente praça Tiradentes.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Foto de Armin Henkel / Acervo Casa da Memória de Curitiba / Classical Buses Blogspot
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.