1910


Nesta imagem, datada dos primeiros anos do século XX, observamos Curitiba a partir do Largo do Rosário, atual praça Garibaldi.
Entre as características que nos chamam a atenção na fotografia, observamos primeiramente que a região ainda não possuía calçamento, e as ruas eram feitas de chão batido.
Além disso, também percebe-se que a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, localizada na rua do Rosário, ainda não compunha a paisagem da cidade, afinal, foi inaugurada somente em 1935.
Por outro lado, alguns elementos presentes na imagem permanecem até os dias atuais. Ao centro da fotografia, à direita do conjunto de árvores, identifica-se o Palacete Wolf, atualmente sede da Secretaria Municipal de Turismo, construído em 1880 pelo imigrante austríaco Fredolin Wolf.
À esquerda das árvores, observa-se o Solar do Rosário, edificado no final do século XIX por Ignácio de Paula França. Atualmente, o imóvel é conhecido como Solar da Cultura e, desde 2020, funciona como espaço expositivo e sede administrativa da Fundação Cultural de Curitiba.
Ao fundo da imagem, tanto à esquerda quanto à direita, é possível identificar as torres da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, situada em frente ao Largo da Ordem, e da Catedral Basílica de Curitiba, localizada no Largo da Matriz, atual praça Tiradentes.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo de Paulo José da Costa / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.