1897

A primeira Casa de Câmara e Cadeia de Curitiba teve sua construção concluída em 1726, cinco anos após sua ordenação pelo ouvidor Rafael Pires Pardinho, e localizava-se no Largo da Matriz, atual praça Tiradentes.
Essa edificação típica da colonização portuguesa concentrava as funções de administração e justiça municipal. No entanto, devido a sérios problemas estruturais e à superlotação de presos, o prédio nunca conseguiu abrigar de forma adequada, de maneira simultânea, as atividades da Câmara e da Cadeia.
Diante dessas limitações, as sessões de trabalho eram frequentemente realizadas em outros espaços, como a Igreja Matriz, a capela São Francisco de Paula ou as residências dos camaristas e ouvidores.
Em 1820, foi determinada a construção de uma nova Casa de Câmara e Cadeia para a cidade. As obras se estenderam por cerca de 30 anos e a edificação foi inaugurada apenas em 1850, na atual praça Generoso Marques. Esse prédio pode ser observado na imagem, datada de 1897.
As atividades da Câmara Municipal permaneceram nesse local até 1893, quando foram transferidas para o Palacete Assumpção. Já a Cadeia funcionou ali até 1900, ano em que o edifício foi demolido, após ter sido parcialmente destruído por um grande incêndio ocorrido três anos antes.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa da Memória de Curitiba / Turistória
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.