1980

Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba, em 24 de agosto de 1944. Filho de Paulo Leminski e de Áurea Pereira Mendes, estudou no Colégio Estadual do Paraná e, aos 14 anos, foi para o Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde permaneceu por um ano e adquiriu conhecimentos de latim, teologia, filosofia e literatura clássica.
Ao retornar a Curitiba, deu continuidade aos estudos em diversas áreas e, em 1964, realizou sua primeira publicação, com cinco poemas na revista Invenção, editada por Décio Pignatari, um dos porta-vozes da poesia concreta paulista.
Em 1965, tornou-se professor de história e de redação em cursos pré-vestibulares. Essa experiência o motivou a escrever seu primeiro romance, “Catatau”, que levou oito anos para ser concluído.
Em 1968, casou-se com a poeta Alice Ruiz, com quem permaneceu por cerca de 20 anos e teve três filhos: Miguel Ângelo Leminski, Áurea Alice Leminski e Estrela Ruiz Leminski.
No ano de 1980, publicou de forma independente, com a ajuda de amigos, os livros “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase” e “Polonaises”. Nesse mesmo período, Leminski, estudioso da língua e da cultura japonesas, publicou uma biografia de Matsuo Bashô, autor que influenciou diretamente seus haicais. Também escreveu biografias de Cruz e Sousa, León Trotsky e Jesus Cristo.
Em 1984, publicou seu segundo romance, “Agora é que são elas”. No ano seguinte, lançou “Hai Tropikais”, em parceria com Alice Ruiz, e, em 1987, publicou seu último livro em vida, intitulado “Distraídos venceremos”.
Além de uma vasta produção poética e de traduções, Leminski era faixa-preta em judô e dominava idiomas como inglês, francês, latim, grego, japonês e espanhol. Autodidata, aprendeu a compor e escreveu letras que foram gravadas por artistas como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Zizi Possi, entre outros.
Paulo Leminski faleceu aos 44 anos, em 7 de junho de 1989, em decorrência do agravamento de uma cirrose hepática que já o acompanhava havia anos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Governo do Paraná
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.