1912

João Gualberto Gomes de Sá Filho nasceu em Recife, em 1874.
Aos 16 anos, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde se formou como alferes em 1894. Posteriormente, transferiu-se para o Paraná, onde se casou com Leonor de Moura Brito e passou a residir em Curitiba.
Rapidamente promovido a tenente, formou-se engenheiro militar em 1901, no Rio de Janeiro, passando então a servir no 13º Regimento de Cavalaria do Exército Brasileiro, sediado em Curitiba.
Ao longo de sua trajetória, atuou como engenheiro de linhas telegráficas, foi comandante e fundador do Tiro de Guerra Barão do Rio Branco e exerceu a função de ajudante de ordens do Comando da 5ª Região Militar.
Em 1912, assumiu o comando do Regimento de Segurança do Estado do Paraná, atual Polícia Militar, ocasião em que alcançou o posto de coronel.
Em outubro desse mesmo ano, foi enviado à região do Contestado com a missão de conter a mobilização liderada pelo monge José Maria e seus seguidores. No entanto, no dia 22 de outubro, suas tropas foram surpreendidas por um ataque e, durante o combate, João Gualberto morreu no episódio que ficou conhecido como Batalha do Irani, marco inicial da Guerra do Contestado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Site Curitibanenses
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.