Zaco Paraná - Década de 1920

1920


Autor de obras como O Semeador, presente na praça Eufrásio Correia, e Amor Materno, localizada no Jardim Botânico, João Zaco Paraná nasceu em 1884, na cidade de Berezhany, atual Ucrânia, quando a região ainda integrava a Galícia.

Em razão da instabilidade política e econômica, sua família imigrou para o Paraná, estabelecendo-se, em 1887, na região de Porto Amazonas.

Ainda jovem, em razão de seu trabalho em madeira, Zaco chamou a atenção dos engenheiros ferroviários François Gheur e Affonso Solheid, que viabilizaram sua ida para Curitiba. Entre 1895 e 1901, o menino foi hóspede na residência de Gheur.

Aos 14 anos, Zaco recebeu uma bolsa de estudos concedida pelo presidente do Estado do Paraná, Santos Andrade, e passou a frequentar a Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná.

Entre 1901 e 1902, com apoio financeiro de amigos e protetores, matriculou-se no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Já em 1903, com o auxílio do Governo do Paraná, seguiu para a Europa, onde estudou na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas. Em 1909, recebeu o diploma acadêmico e um ateliê na própria instituição.

Entre 1912 e 1922, frequentou a Escola de Belas Artes de Paris, período no qual se especializou em escultura e pintura.

Em 1922, estabeleceu seu ateliê no Rio de Janeiro e passou a receber encomendas oficiais. A partir de 1940, foi nomeado professor da Escola Nacional de Belas Artes, tornando-se catedrático em 1949 e permanecendo nessa função até sua aposentadoria, em 1953.

João Zaco Paraná faleceu em 1961, aos 77 anos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Wikipedia

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.