Cortejo Fúnebre do Coronel João Gualberto - 1912

1912


Nestas fotografias, datadas de 6 de novembro de 1912, vemos, inicialmente, uma multidão reunida em frente à Estação Ferroviária de Curitiba, atual Shopping Estação, aguardando a chegada do corpo do coronel João Gualberto. Na imagem seguinte, observa-se o caixão do militar sendo conduzido ao Quartel do Tiro Rio Branco, onde ocorreria o velório.

O coronel João Gualberto e suas tropas haviam sido enviados ao sudoeste do Paraná com a missão de conter o avanço do monge José Maria e de seus seguidores. Ao se aproximar da região, no entanto, João Gualberto decidiu deixar a maior parte do contingente em Palmas e seguiu em direção ao arraial de Irani acompanhado por apenas algumas dezenas de homens.

A decisão baseava-se na confiança na disciplina militar da tropa e no uso de uma metralhadora, que lhe garantiria vantagem decisiva em eventual confronto. Contudo, ainda antes do embate, a arma caiu em um riacho e ficou inutilizada.

Na manhã de 22 de outubro de 1912, o grupo foi surpreendido por um ataque intenso de aproximadamente 200 seguidores do monge José Maria, armados com garruchas e facões. O confronto evoluiu para combate corpo a corpo, resultando na morte tanto do coronel João Gualberto quanto do líder religioso.

Os restos mortais de João Gualberto e de outros combatentes foram posteriormente trasladados para Curitiba, onde ocorreram as cerimônias fúnebres. O cortejo percorreu a cidade com honras militares, como observado nas imagens, e o sepultamento foi realizado no Cemitério Municipal de Curitiba.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.