Jaime Lerner na Pedreira Paulo Leminski - Década de 1980

1890


Nesta fotografia, registrada nos anos 1980, observamos o então prefeito Jaime Lerner na antiga Pedreira da Prefeitura, que viria a se tornar a Pedreira Paulo Leminski.

Antes de se consolidar como o espaço de eventos que conhecemos atualmente, a área era utilizada, desde ao menos a década de 1920, para a extração de pedra brita destinada principalmente à pavimentação das ruas da capital paranaense.

Com o crescimento da cidade, no entanto, a pedreira passou a representar um problema para os moradores da região, que frequentemente tinham suas casas atingidas por estilhaços de rochas resultantes das detonações.

Jaime Lerner, em seu primeiro mandato como prefeito, passou a buscar alternativas para o uso do espaço e, em 1974, testou-o pela primeira vez como palco de um espetáculo musical, ao receber um concerto sinfônico regido por Isaac Karabtchevsky, durante as atividades do VII Festival da Música de Curitiba.

Ainda assim, levou algum tempo até que a pedreira fosse completamente desativada. Foi somente no início da década de 1980, durante a segunda gestão de Jaime Lerner como prefeito de Curitiba, que o espaço passou a ter uma nova finalidade.

Sua entrega oficial, no entanto, ocorreu apenas em 30 de setembro de 1990, quando Jaime Lerner ocupava, pela terceira e última vez, o cargo de prefeito de Curitiba.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Paraná Histórica / Gazeta do Povo / Grupo Curitiba de Outros Tempos

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.