1950

Nessa fotografia da década de 1950, vemos o arquiteto e engenheiro Rubens Meister observando o andamento das obras de seu projeto: o Teatro Guaíra.
Além do Guaíra, Meister (1922–2009) foi responsável por dezenas de edifícios de destaque na capital paranaense. Entre eles, destacam-se o Teatro da Reitoria da UFPR, o Centro Politécnico da UFPR, o prédio da Caixa Econômica Federal, a Rodoferroviária de Curitiba, o Palácio 29 de Março, o SESC da Esquina, o Terminal do Guadalupe e o edifício ASA.
O atual edifício do Teatro Guaíra, assinado por Meister, teve sua construção iniciada em 1952. O Auditório Salvador Ferrante, popularmente conhecido como Guairinha, foi inaugurado em dezembro de 1954. O restante do projeto, no entanto, estendeu-se por mais duas décadas.
Próximo à conclusão, em 25 de abril de 1970, um incêndio de grandes proporções atingiu a estrutura. Em razão disso, o Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecido como Guairão, foi concluído apenas em 1974
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Teatro Guaíra / Revista Haus
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.