Agostinho Ermelino de Leão Júnior - Década de 1890

1890


Agostinho Ermelino de Leão Júnior nasceu em Curitiba, em 4 de setembro de 1866. Neto do conselheiro Agostinho Ermelino de Leão, primeiro juiz de foro de Paranaguá, e filho do desembargador Agostinho Ermelino de Leão, fundador do Museu Paranaense, destacou-se no início do século XX como empresário do ramo da erva-mate.

Após casar-se com Maria Clara de Abreu, iniciou suas atividades no mercado ervateiro em Ponta Grossa, atuando ao lado do cunhado Francisco Fasce Fontana. Em 1901, expandiu os negócios para Curitiba, onde instalou a fábrica Leão Júnior no bairro do Batel. O êxito empresarial possibilitou a construção de sua luxuosa casa, o Palacete dos Leões, no Alto da Glória, projetado por Cândido de Abreu e marcado pela arquitetura eclética.

Além da atuação econômica, Leão Júnior também se dedicou a obras beneficentes, como a construção do Asilo de Órfãos de Curitiba. Faleceu precocemente em 1907, aos 41 anos. Após sua morte, a viúva Maria Clara assumiu a condução dos negócios da família.

Fontes: Acevo Curitiba Histórica / Family Search / Acervo Paraná Histórica 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.