1943

Localizada na confluência das ruas Emiliano Perneta, Desembargador Motta, Benjamin Lins e Dr. Pedrosa, a praça Theodoro Bayma já abrigou casarões, uma das sedes do Mercado Municipal de Curitiba e o Museu Paranaense.
Nesta fotografia de 1943, observa-se o período dos casarões, após a demolição do mercado em 1937, em decorrência da implementação do Plano Agache.
Também conhecida como jardim ou largo Doutor Theodoro Bayma, a praça homenageia o médico responsável por controlar o surto de febre tifoide na capital paranaense na década de 1910.
Bayma foi diretor do Instituto Bacteriológico de São Paulo e chegou a Curitiba em 1917. Falecido em 1918, o médico foi homenageado dois anos depois, quando, em 5 de agosto de 1920, o prefeito Moreira Garcez batizou o espaço com o seu nome.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Bayma Corporate / Gazeta do Povo / Prefeitura de Curitiba / Jornal A República / Antigamente em Curitiba / Marcos Nogueira / Curitiba de Outros Tempos / Rafael Almeida
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.