1994

Nesta fotografia de 22 de maio de 1994, observamos a partida entre Atlético Paranaense e Flamengo, realizada para marcar a reinauguração do Estádio Joaquim Américo. O local havia sido fechado no ano anterior para a realização de reformas.
O estádio começou a ser construído em 1912, quando o então dirigente do Internacional Foot-Ball Club, Joaquim Américo Guimarães, adquiriu um terreno no bairro Água Verde para a edificação do campo.
Com a fusão do América Foot-Ball Club com o Internacional, em 1924, foi fundado o Club Athletico Paranaense. A nova agremiação herdou o estádio e, em 1933, o nomeou em homenagem a Joaquim Américo.
A primeira grande reforma do estádio ocorreu entre 1937 e 1939, com a construção de arquibancadas de concreto e cobertura. Em 1967, o espaço passou por nova ampliação, quando foram estendidas as arquibancadas, instalados alambrados e construídos vestiários. Já na década de 1980, foi implantado o sistema de iluminação.
Nos anos 1990, o estádio passou por uma série de intervenções pontuais, até que, em 1997, iniciou-se a construção da Arena da Baixada. O novo estádio foi inaugurado em 1999, em um amistoso entre o Atlético Paranaense e o Cerro Porteño.
Apesar de ser considerada, à época, a arena mais moderna da América Latina, o projeto não foi concluído integralmente, uma vez que o setor voltado para a rua Brasílio Itiberê era ocupado por uma instituição de ensino.
Após anos de disputas judiciais, a escola foi transferida para outro endereço, permitindo que, em 2009, fosse inaugurada a primeira etapa do projeto original. A conclusão definitiva do setor, no entanto, ocorreu apenas após as reformas realizadas para a Copa do Mundo de 2014.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Athletico
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.