1982

Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, o Aeroporto Afonso Pena tem suas origens na década de 1930, quando o aumento do tráfego aéreo e as limitações do antigo Campo de Aviação do Bacacheri levaram à busca por uma nova área para pousos e decolagens na capital paranaense.
O novo aeroporto, batizado como Afonso Pena em homenagem ao político mineiro que presidiu a República entre 1906 e 1909, foi inaugurado oficialmente em 20 de janeiro de 1946, com a presença de autoridades civis e militares.
À época, as instalações eram simples: uma pista de terra batida, um pequeno terminal e hangares de madeira.
Nas décadas de 1950 e 1960, consolidou-se como a principal ligação aérea do Paraná com outras regiões do país, atendendo companhias como Panair do Brasil, Cruzeiro do Sul, Varig e VASP. Nesse período, a pista foi pavimentada e ampliada, e um novo terminal de passageiros foi inaugurado em 1959, ampliando a capacidade operacional e modernizando o atendimento.
Embora as estruturas fossem novas na década de 1960, foi nos anos seguintes, já sob administração da Infraero, que ocorreu o aumento da capacidade e a implantação de uma nova infraestrutura para receber passageiros. Em 1977, houve uma nova inauguração, desta vez da ampliação do terminal de passageiros e da sala de embarque.
Nesta fotografia de 1982, do acervo pessoal de Karin Romanó Santos, pode-se ver a estrutura em pleno funcionamento.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoje Paraná / Karin Romanó Santos
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.