Comendador Franco - Década de 1960

1960


Adolpho de Oliveira Franco nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 12 de novembro de 1915, filho de João de Oliveira Franco e Hilda Faro Oliveira Franco. Estudou no Colégio Santa Maria, em Curitiba, e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.

Construiu sólida carreira, sendo diretor jurídico da Caixa Econômica Federal, advogado e diretor do Banco Comercial do Paraná S.A., presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, diretor da Carteira de Crédito Rural e Industrial do Banco do Brasil, diretor da Associação Paranaense dos Cafeicultores e, em 1962, senador da República, ocasião a que se refere este retrato.

Em 1955, a Assembleia Legislativa do Paraná o elegeu governador para um mandato de transição de dez meses, concluindo o quadriênio iniciado por Munhoz da Rocha. À frente do Executivo, buscou fortalecer a economia estadual. Transformou a Fundação de Assistência ao Trabalhador Rural em Instituto de Fomento à Lavoura e institucionalizou o PLADEP, órgão de planejamento estratégico voltado à atração de investimentos externos.

Após deixar o governo, retornou à atividade privada, especialmente no setor bancário, e encerrou sua trajetória política ao fim do mandato de senador.

Como reconhecimento por sua relevância na história política do Paraná, dá nome a uma das importantes avenidas de Curitiba: a avenida Comendador Franco.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa Civil do Governo do Estado do Paraná /Mural do Paraná

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.