Desembargador Hugo Simas - Década de 1930

1930


Hugo Gutierrez Simas nasceu em Paranaguá, em 23 de outubro de 1883, filho de Fernando Simas e Helena Gutierrez Simas. Formou-se em Farmácia pela Academia de Medicina do Rio de Janeiro e em Direito, em 1908, pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Iniciou a carreira no Ministério Público em 1911, como promotor público em Antonina, atuando também em Palmeira e Rio Negro. Em 1912, deixou o cargo para lecionar na Escola Normal de Curitiba e no Ginásio Paranaense. Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro professor de Economia Política e o primeiro bibliotecário da Universidade do Paraná, além de integrar posteriormente o corpo docente das disciplinas jurídicas da instituição.

Em 11 de junho de 1932, foi nomeado procurador-geral do Estado e, no ano seguinte, desembargador do Tribunal de Apelação, exercendo a vice-presidência do tribunal entre 1933 e 1940. Em 1937, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Paralelamente, manteve intensa atuação como jornalista e escritor, colaborando com o Diário da Tarde e o Comércio do Paraná. Tornou-se membro da Academia Paranaense de Letras, ocupando a Cadeira n.º 23.

Faleceu em 27 de outubro de 1941, no Rio de Janeiro. Seu nome foi perpetuado como patrono do Fórum de Ibaiti, da Biblioteca do Tribunal de Justiça do Paraná e do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.