1943
Nesta fotografia de 1943, observamos a maquete do complexo das instalações das Oficinas da Rede Ferroviária Federal Paraná-Santa Catarina.
Entre a produção da maquete e a execução da obra passaram cerca de dez anos, já que a infraestrutura foi inaugurada em 24 de janeiro de 1953, com a presença do presidente Getúlio Vargas e do governador Bento Munhoz da Rocha Neto.
Ao longo do século XIX, quase toda essa região pertencia ao conselheiro Guilherme S. de Capanema, conhecido como Barão de Capanema. Naquele período, o terreno era arborizado e contava com bosques e pomares.
No início do século XX, a área, hoje conhecida como Rodoferroviária de Curitiba, foi adquirida pelo imigrante José Hauer, que instalou no local uma usina termoelétrica, chamada Usina Elétrica do Capanema.
Em 1910, a usina foi vendida a uma empresa francesa e, em meados do mesmo século, o terreno foi comprado pela União para abrigar as oficinas da RFFSA.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente em Curitiba / Paulo Grani
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.