Casa das Ferraduras, de Cândido de Abreu - Década de 1920

1920



Conhecida como Casa das Ferraduras, a residência de Cândido de Abreu localizava-se na Rua Boulevard 2 de Julho, atual avenida João Gualberto.

Construída pela firma Bortolo Bergonse & Cia., a edificação apresentava elementos da art nouveau, estilo que marcou o início do século XX.

Cândido Ferreira de Abreu nasceu em Paranaguá, em 1856, e era neto do Visconde de Nácar por parte materna.

Em 1892, com o advento da República, iniciou sua carreira política ao vencer a eleição para a prefeitura de Curitiba. Durante a gestão, implementou o sistema de iluminação pública, ampliou a rede ferroviária, concluiu as obras da Igreja Matriz e promoveu medidas de saneamento e embelezamento da cidade.

Em 1897, projetou edificações como o Palácio Belvedere, o Palacete de Ascânio Miró, a Casa Miró e o Palacete Leão Junior.

Foi eleito deputado federal pelo Paraná em 1903 e senador em 1906, cargo que ocupou até 1913, quando renunciou para reassumir a prefeitura de Curitiba.

Em sua segunda e última gestão como prefeito, construiu o Paço Municipal, canalizou parte do rio Ivo, reformou o Passeio Público e expandiu a rede de bondes elétricos, entre outras obras.

Permaneceu no cargo até 1916, quando encerrou a carreira política. Faleceu dois anos depois, em 1918.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Pinterest / Memória Urbana / Antigamente em Curitiba / Luis Venske Dyminski

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.