Casa Gomm - 2020

2020


Desde 2013, a Casa Gomm abriga a sede da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. 

Ao longo de sua existência, a residência passou por diversas transformações.

Inaugurada em 1913, pertencia à família de Henry Gomm, imigrante inglês. Seu filho, Harry Blas Gomm, que ocupava o cargo de vice-cônsul da Inglaterra em Curitiba, transformou o espaço em um local de encontros e festas sociais.

Com arquitetura de influência americana, inspirada nas construções da Nova Inglaterra, a residência se destacava por seu projeto elegante: dois pavimentos, telhas francesas, chaminé de tijolos aparentes e um amplo terreno arborizado conhecido como Bosque Gomm.

Na década de 1980, a propriedade foi vendida pelos herdeiros da família. Em 1989, tanto a casa quanto o bosque foram tombados como patrimônio histórico pelo governo do estado, garantindo sua preservação.

Anos mais tarde, em 2000, a construção foi desmontada e transferida para a parte posterior do terreno - como se observa nesta fotografia de 2020. 

A casa, que originalmente tinha acesso pela avenida do Batel, passou a ter sua entrada pela rua Hermes Fontes, uma vez que a área frontal foi ocupada por um shopping center.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Jornal Folha do Batel / Antigamente em Curitiba / Fotografando Curitiba

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.