2016
Vemos nessa fotografia o busto de André de Barros, localizado nos jardins da entrada da Santa Casa, em frente à praça Rui Barbosa. A escultura foi produzida em 1923, ano de seu falecimento, por João Turin.
André de Barros nasceu na província de Goiás no ano de 1855. Ao entrar para o exército, serviu como enfermeiro na Guerra do Paraguai, e assim foi transferido para Curitiba.
Na capital paranaense, passou a trabalhar na enfermaria da Circunscrição Militar, órgão que mais tarde daria origem ao Hospital Militar. Ao se especializar na produção de medicamentos, saiu do exército e abriu a farmácia André & Carrel na rua da Assembleia, atual Doutor Muricy.
Provedor da Santa Casa entre os anos de 1920 e 1922, deixou escrito em testamento grande parte de seu patrimônio para a Santa Casa. Em 1923, como forma de homenagem, a lei municipal nº 621 foi criada, transformando a rua da Misericórdia em André de Barros.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Fotografando Curitiba / Tribuna do Paraná / Band News
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.