1900
Cândido Ferreira de Abreu nasceu em Paranaguá no ano de 1856. Filho de Antônio Cândido Ferreira de Abreu e Maria Cândida Guimarães, era neto de Visconde de Nácar por parte materna.
Em 1879, foi ao Rio de Janeiro para cursar Engenharia na Escola Politécnica, onde se formou em 1882. Dois anos depois, em 1884, começou a trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e, em 1885, passou a atuar como inspetor de colonização no Rio Grande do Sul. Logo em seguida, retornou ao Rio de Janeiro para ser funcionário do Ministério de Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
Em 1887, voltou ao Paraná a convite do presidente da província, Alfredo D’Escragnolle Taunay, e assumiu a Secretaria Geral de Obras Públicas.
Em 1892, junto ao advento da República, iniciou sua carreira política ao vencer a eleição para a prefeitura de Curitiba. No entanto, ficou apenas 11 meses no cargo e renunciou por divergências com os vereadores.
Mesmo assim, nesse curto período, implementou o sistema de iluminação pública na cidade, ampliou a rede ferroviária curitibana, concluiu as obras da Igreja Matriz e promoveu a criação de medidas saneadoras e de embelezamento da cidade.
Após entregar o cargo, assumiu novamente a secretaria de Obras Públicas da cidade e, um ano depois, foi a Belo Horizonte integrar a Comissão Construtora da capital mineira. Nesse período, também foi nomeado tenente-coronel honorário do Exército, em razão de seus serviços prestados à causa republicana durante a Revolução Federalista.
Em 1897, retornou a Curitiba e projetou grandes edificações como o Palácio Belvedere, o Palacete de Ascânio Miró, a Casa Miró e o Palacete Leão Junior. Em 1903, foi eleito deputado federal pelo Paraná e, em 1906, senador, cargo que ocupou até 1913, quando renunciou para assumir a prefeitura de Curitiba.
Em sua segunda e última gestão como prefeito, construiu o Paço Municipal, canalizou parte do rio Ivo, reformou o Passeio Público e, entre outras obras, expandiu a rede de bondes elétricos.
Permaneceu neste ofício até 1916, quando abandonou a carreira política e faleceu dois anos depois, em 1918.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site SESC PR / Academia Paranaense de Letras
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.