1690
Os primeiros habitantes de Curitiba foram os índios Tinguis, que habitavam a região antes da chegada dos europeus. A localidade era também habitada por outras tribos, como os Guarani e os Kaingang. Mas, o que os indígenas têm relação com o sotaque típico curitibano?
A resposta é: miscigenação. Com a chegada dos colonizadores europeus, a população indígena foi sendo gradativamente deslocada de suas terras e, assim, havia a necessidade de aprendizado de uma nova língua por parte dos europeus - o português. Na tentativa de parecer o mais próximo do real, muitas palavras foram bem silabadas, com entonação forte ao término de cada uma.
José Wille, jornalista de Curitiba, descreveu bem essa flexão vocal: "Então, isso fez com que nós marcássemos bem, silabássemos bem e vocalizássemos bem. Nós falamos com todas as vogais, ao contrário da consonantalização que caracteriza outros falares. É uma tradição curitibana, só o curitibano fala exatamente dessa maneira, ele fala exatamente como se escreve, em português correto", destacou.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Portal da Memória Paranaense - José Wille.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.