1842
Dentre as profissões da tradição bacharelesca do Brasil (médicos e advogados), destacamos a figura de Joaquim Ignácio Silveira da Motta, primeiro médico a atuar na cidade de Curitiba.
Nascido em 1818, formou-se na Alemanha e desde 1842 atuava como médico local. Exerceu o cargo de delegado de polícia de Curitiba em 1851. Foi deputado da Assembleia Provincial de São Paulo e, mais tarde, deputado Provincial e Geral pelo Paraná. Exerceu, inclusive, a função de Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.
O filho de Silveira da Motta também teve atuação política. Joaquim Ignácio Silveira da Motta Junior, era irmão do desembargador Euzébio Silveira da Motta, e nasceu no dia 24 de agosto de 1844, sendo também desembargador.
Conforme exposto, apesar da atuação na medicina, Joaquim Silveira da Motta se destacou na política, contendo inclusive disputas acaloradas no plenário do legislativo.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica Santi, D.N., & Castanha, A.P. (2018). A atuação de Joaquim Ignacio Silveira da Mota na organização da instrução pública paranaense entre as décadas de 1850-1860. Revista Brasileira de História da Educação, 18(48). DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e004.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.