Olaria da Família Janz - Década de 1900

1900


No início do século XX, a Estrada do Assungui marcava o limite da cidade de Curitiba e era o mais importante caminho que ligava a capital paranaense à Colônia Assungui. 

Inicialmente, o trajeto era pouquíssimo pavimentado e ocupado, no entanto, com o tempo, os arredores da Estrada do Assungui passaram a ser povoados e, principalmente, a oferecer serviços e produtos para os que ali transitavam. Este é o caso da Olaria da família Janz, vista nesta imagem, provavelmente datada dos primeiros anos de 1900. 

A Olaria da família Janz estava localizada onde, desde 1943, chamamos de rua Mateus Leme, próximo ao que hoje é a Associação dos Servidores do Banco Central de Curitiba. 

Apesar de possuirmos poucas informações sobre este negócio, sabe-se que a olaria era propriedade de Julio Janz e esteve em funcionamento ao menos na primeira década do século XX, produzindo telhas, tijolos e outras peças de barro e tendo, além de ter  autorização para atuar também como curtume.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos / Publicação de Tom Dias / Almanak Laemmert

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.