Bondinho na rua Barão do Rio Branco - Década de 1900

1900


Os bondes foram inaugurados em Curitiba no ano de 1887 e inicialmente  eram movidos por mulas. Em 1896, os vereadores da cidade criaram leis com o objetivo de disciplinar o trânsito, proibindo o uso de chicotes e gritos dos motoristas. Já em 1913, os bondes de tração animal foram substituídos por bondes elétricos.

Não se sabe ao certo o início da linha dos bondes na cidade. Alguns dizem que começava na rua Barão do Rio Branco, em frente ao armazém da Companhia Ferro Carril Curitibana e da casa do Barão do Serro Azul, enquanto outros afirmam que tinha como ponto de partida a Mansão das Rosas, residência da família Fontana. Seu destino final era no Batel, região onde estavam instalados muitos engenhos de erva-mate.

A fotografia que vemos provavelmente foi tirada no início dos anos 1900 e registra o bonde movido por mulas na altura da rua Barão do Rio Branco com a Marechal Deodoro. A segunda imagem mostra o mesmo ângulo da primeira, mas com a paisagem em janeiro de 2024 disponibilizada pelo Google Maps.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Grupo Antigamente em Curitiba - Postagem de Paulo Roberto Grani / Acervo Paulo José da Costa / Turistória / Site Câmara Municipal de Curitiba / Google Maps 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.