1940
Não se sabe ao certo a data dessas fotografias, mas ao observar alguns elementos da primeira imagem — como o bonde ainda em funcionamento na rua João Gualberto e o horizonte com casas e extensa vegetação — acredita-se que sejam da década de 1940, pois esse tipo de transporte funcionou na capital até o ano de 1952, período em que o governador Bento Munhoz da Rocha Netto começou a incentivar a construção de grandes edifícios na capital paranaense.
Nas imagens encontradas no site de Paulo José da Costa, vemos primeiro à esquerda o Palacete dos Leões, construção inaugurada em 1902 e idealizada pelo engenheiro Cândido de Abreu a pedido de seu cunhado Agostinho Ermelino de Leão Júnior, grande ervateiro curitibano e fundador da empresa Leão Júnior.
Ao seu lado, à direita, está a Vila Odette, uma edificação que começou a ser erguida em 1923 como residência dos recém-casados Agostinho Ermelino de Leão - filho do Agostinho Ermelino de Leão Júnior - e sua esposa Odette, que deu nome à casa.
Na segunda fotografia, podemos observar com mais detalhes a arquitetura da Vila Odette. Ela foi projetada pelo engenheiro e arquiteto Eduardo Fernando Chaves, inspirada na arquitetura rural da Normandia. Entre suas salas e quartos, existem salões em estilo inglês e art nouveau, além de uma biblioteca no estilo manuelino, também conhecido como gótico português.
Apesar de a Vila Odette ser pouco visível da rua devido à diversidade de árvores em frente, ambas as construções existem até os dias de hoje e são consideradas Unidades de Interesse de Preservação.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo José da Costa / Revista Haus
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.