1989
No dia 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos, um grupo de trabalhadores foi às ruas em busca de melhores condições de trabalho e da redução de sua jornada de 13 para 8 horas.
O feriado do dia do trabalhador, no entanto, só começou a ser comemorado nesta data em 1919, na França, e em 1920, na Rússia, representando a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário.
No Brasil, a data foi incorporada aos feriados nacionais em 1925, pelo presidente Artur Bernardes. Contudo, foi somente no governo de Getúlio Vargas que o caráter comemorativo foi adotado.
A foto que vemos não é de primeiro de maio, mas sim de novembro de 1989. No entanto, representa a luta dos trabalhadores comemorada no dia de hoje, numa manifestação realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, entre a praça Santos Andrade, a rua XV de Novembro e a rua João Negrão.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba / Site Terra
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.