1979
De autoria de Lucília Guimarães, uma das mulheres fotógrafas que marcou o circuito fotográfico em Curitiba nas décadas de 1970 e 1980, a imagem acima foi capturada em 1979, durante a primeira grande mobilização operária no Paraná, após o golpe de estado de 1964, que deu início ao Regime Militar.
Na capital paranaense, o auge do movimento grevista aconteceu entre os dias 20 e 30 de novembro de 1979, quando milhares de trabalhadores foram às ruas protestar por melhores salários e condições de trabalho. O estopim partiu de operários da construção civil, mas logo reuniu outras categorias, como marceneiros, taxistas e motoristas de ônibus.
Como mostra a fotografia, as reivindicações também passavam pela denúncia da fome, devido às precárias condições em que se encontravam os trabalhadores das diversas áreas. Panelas e marmitas tornaram-se símbolo de protesto. Na imagem, um trabalhador aparece ao lado de outros homens erguendo um recipiente aberto com as duas mãos, e dentro dele é possível ver migalhas, provavelmente da última refeição.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Dissertação de Heloisa Nichele de Oliveira - Trajetórias de Mulheres no Circuito Fotográfico de Curitiba (1970 – 1980)
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.