Natal no Palácio Avenida

1991


Simbólico na história do tempo presente de Curitiba, as festividades de natal no Palácio Avenida integram a memória de diversos curitibanos e brasileiros que esperam a apresentação do coro na fachada do prédio. Mas, como surgiu esta comemoração na cidade?

Construído em 1929, o palácio Avenida está localizado no calçadão da rua XV de Novembro. Projetado para abrigar lojas e residências, o palácio também sediava um restaurante e o Cine-Theatro Avenida.

Adquirido pelo banco Bamerindus em 1974, a intenção da direção do banco era derrubar o palácio. No entanto, a Coordenação de Patrimônio Cultural do Estado do Paraná realizou o tombamento da fachada do edifício, que foi restaurada pelos arquitetos Rubens Meister e Elias Lipatin Furman.

Reaberto em 1991, o Bamerindus decidiu realizar uma campanha de natal com uma apresentação especial, realizada nas janelas do edifício. O coro, composto por crianças, foi adotado pela população e se tornou nacionalmente conhecido em 1993, quando foi cenário da novela "Sonho Meu". Mesmo com a venda do prédio para o Banco Bradesco em 2016, as apresentações continuam acontecendo em todos os meses de dezembro, praticamente integrando o "calendário oficial" de natal dos curitibanos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistoria.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.