1890
O nome do bairro Xaxim refere-se ao tronco de algumas samambaias, popular planta existente no território nacional. Com diversas plantas fixadas na região do bairro, logo este nome se popularizou e acabou conferindo a nomenclatura da localidade.
Até meados do século XIX, a atual área residencial era habitada por caboclos e indígenas e era cortada por uma estrada asfaltada que ligava a capital à cidade de São José dos Pinhais. A partir dos primeiros anos do século XX, a área passou a receber imigrantes, como italianos, poloneses e principalmente alemães menonitas, que passaram a comprar terras e lotes.
Os imigrantes começaram a cultivar e a produzir bens de consumo em suas terras, levando a um crescimento populacional moderado, bem como a novos investimentos. Desde meados do século XX, esses sítios, fazendas e matadouros foram vendidos a especuladores imobiliários, que começaram a lotear essas propriedades.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.