Palácio Avenida

1929


Construído pelo imigrante e comerciante sírio-libanês Ferez Merhy, o Palácio Avenida foi um destaque da década de 1930, ao lado do folclórico Bar Guairacá e do Cine Avenida, com projetos arquitetônicos de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. A foto é de 1929, ano de sua inauguração.

Este prédio abrigou um dos primeiros cinemas e um dos maiores, sendo, portanto, um ponto de encontro dos curitibanos, quando ir ao cinema era uma das atividades de lazer mais importantes.

Também sediou empresas como a Casa de Mate (1929) e A Princesa (1931-1962), ateliê de costura responsável por vestir a nata curitibana; Casa Combate (1937-1958), negócio de fazendas, armarinhos, roupas e novidades em geral; Lojas Nasser (1958-1959); o Banco Mercantil Industrial do Paraná S.A (1959), a origem do Banco Bamerindus.

O Bamerindus adquiriu o edifício em 1974 e, após anos fechado, reabriu em 1991, tornando-se um dos símbolos do Natal de Curitiba, a partir do coro apresentado em suas janelas por crianças que moram em orfanatos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistoria.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.