Colégio Estadual do Paraná - Década de 1960

Colégio Estadual do Paraná - Década de 1960

1960


Fundado em 1846 com o nome de Liceu de Coritiba, o Colégio Estadual do Paraná é uma das mais antigas instituições de ensino do estado. Em 1892, passou a se chamar Gymnasio Paranaense e, em 1943, recebeu a denominação pela qual é conhecido atualmente. 

Até 1950, suas atividades funcionaram no Palacete Loureiro, localizado na esquina das atuais rua Marechal Floriano Peixoto e avenida Sete de Setembro.

O crescimento da instituição e a ampliação de suas atividades tornaram necessária a construção de uma sede mais ampla e moderna. Para isso, foi escolhida a antiga Chácara da Nhá Laura, onde passou a ser erguido o atual complexo do Colégio Estadual do Paraná. Inaugurado em 1950 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, o conjunto destacou-se por suas dimensões e pela infraestrutura oferecida aos estudantes.

Além das salas de aula e demais espaços destinados ao ensino, o colégio contava com uma extensa área para a prática esportiva, incluindo campos, quadras e outras instalações utilizadas nas aulas de educação física e em atividades estudantis. A fotografia registra um desses espaços, que integravam a estrutura educacional da instituição.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente em Curitiba / Jeferson Milão

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.