1906

Nesta imagem, datada provavelmente de 1906, vemos o edifício do Grande Hôtel, localizado na esquina das ruas da Liberdade, atual Barão do Rio Branco, com a XV de Novembro.
O espaço, que passou a receber essa denominação em 1882, quando foi adquirido por Mostaert & Cia, teve origem nos anos finais da década de 1860. À época, o imóvel pertencia a João Leitner, conhecido cervejeiro da cidade, que passou a hospedar viajantes em sua própria residência.
De acordo com anúncios publicados no jornal Dezenove de Dezembro ao longo da década de 1870, diversos profissionais moravam e atuavam na chamada “casa do cervejeiro Leitner”. Entre eles estavam o Dr. Carlos Hentschel, que se apresentava como médico, cirurgião e parteiro; o “médico francês” Dr. Girard; o cirurgião-dentista “F. Riedel”; e o relojoeiro Hugo Riedel.
Em 1903, o Grande Hôtel foi vendido a Gino Zanchetta, que promoveu uma ampla reforma no edifício e o reabriu, transformando-o em uma hospedaria de padrão elevado.
O estabelecimento manteve essa denominação por cerca de dez anos, até que, em 1913, foi transferido para um novo prédio na rua XV de Novembro, passando a ser conhecido como “Grande Hotel Moderno”.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Livro “Imagens da Evolução de Curitiba”, de Otávio Duarte Guinski / Jornal Diário da Tarde
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.