Década de 1930
Nascida em Irati no dia 23 de abril de 1926, Lala Schneider se tornou um dos nomes mais queridos e respeitados da cena artística do Paraná e do Brasil. Neta de imigrantes alemães, sua estreia nos palcos aconteceu em 1950, em uma peça promovida pelo Sesi, local onde trabalhava. Foi ali que sua paixão pelo teatro floresceu, dando início a uma trajetória brilhante.
Fundadora do Teatro de Comédia do Paraná, Lala não demorou a conquistar o reconhecimento nacional. Atuou com maestria no teatro, no cinema e na televisão, sendo considerada uma das cinco maiores atrizes do país. Seu talento foi reconhecido com 16 prêmios da crítica especializada, entre eles dois Troféus Gralha Azul como melhor atriz.
O primeiro deles por sua atuação em “Colônia Cecília”, em 1984-1985, e o segundo entre 1992 e 1993 pelo espetáculo “O vampiro e a Polaquinha”, registrado na imagem que vemos.
Com uma carreira que se estendeu por mais de cinco décadas, Lala participou de mais de 99 peças, 9 filmes e 8 novelas. Mas sua contribuição ao teatro foi além dos palcos: também foi diretora e professora de interpretação, formando gerações de novos artistas.
Em 1994, um teatro independente da cidade foi batizado com o seu nome, em uma merecida homenagem à atriz e em 2012 sua estátua foi colocada na praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra.
Lala faleceu em 2007, aos 80 anos, em Curitiba, deixando um legado vivo, vibrante e profundamente enraizado na cultura paranaense.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Mulheres Paranaenses / Foto de Gilson Camargo/Agência de Notícias do Paraná
1990
Nascida em Irati no dia 23 de abril de 1926, Lala Schneider se tornou um dos nomes mais queridos e respeitados da cena artística do Paraná e do Brasil. Neta de imigrantes alemães, sua estreia nos palcos aconteceu em 1950, em uma peça promovida pelo Sesi, local onde trabalhava. Foi ali que sua paixão pelo teatro floresc[...] Leia mais
2004
A rua 13 de maio homenageia o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Contudo, sua origem espacial teve início ainda em 1857 junto com outras 11 ruas na cidade.Originalmente chamada de rua Direita, a Treze de Maio começava no canto do beco da Ordem Terceira e terminava na rua Riachuelo.Já em 1861, seu nome foi altera[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.